segunda-feira, 21 de julho de 2008

Semanas de ensaio e crise

Bastante tempo sem escrever...
Na verdade, estou em um período indefinido do trabalho, em que os rumos nao parecem tao claros, e ao mesmo tempo sinto que é um momento de tomar decisoes, de fechar, de concretizar, mas que eu de alguma forma nao estou conseguindo dar esse passo. É difícil tomar decisoes polêmicas quando você é diretor e ator, porque você tem sempre a impressao de que os impulsos que segue sao contraditórios. Acho que é isso que eu tenho sentido agora. Contraditório. E isso nao tem ajudado o trabalho em sala de ensaio. Quando trabalho com cenas separadas, sinto que a intensidade do trabalho e a investigacao de detalhes estimulam meu lado performer e treabalho bem, quando tento concretizar o todo, minha insatisfacao de diretor toma conta e eu nao consigo encontrar a mesma densidade. Sinto que é hora de buscar a forma, mas nao sei se a forma significa a forma que eu ja tenho ou a busca de uma nova forma, uma definicao clara de um rumo, de um objeto concreto de trabalho. Tenho medo de fazer o básico "espetaculo de ator", cheio de momentos intensos, e com uma dramaturgia e uma encenacao capengas. Nao é isso que eu quero. Eu estou buscando um equilibrio entre encenacao e interpretacao, mas ao mesmo há uma década de insatisfacao como performer que me carrega tendencialmente a dar preferencia pra esse lado da minha personalidade. Por isso esse momento é tao dificil, porque é o momento em que o diretor tem que falar mais forte e organizar tudo, dizer "isso nao é bom o bastante", "isso é bom mas nao serve", "isso combina melhor com isso", etc., independente das vontades do ator. Sinto que talvez fosse hora de trabalkhar mais fora da sala de trabalho e menos em sala. As vezes sinto que entro na sala sem saber exatamente o que buscar, repito coisas que já fiz, me aprofundo em coisas que nao sei se vou usar...
Pensei em encontrar uma escritora brasileira pra tracar um paralelo com a Else... Nao sei, pode ser que seja bom, pode ser que seja fuga... Mas me daria novamente um foco concreto para o trabalho.

Nenhum comentário: