sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ensaios 01 e 04 de julho

A primeira semana de ensaios depois de Halle...
Confesso que eu estava mais preocupado do que excitado. As duas semanas com a Dani foram extremamente produtivas e interessantes, depois de muito tempo eu trabalhei com parceiros de trabalho em um projeto no qual acreditava, em um tipo de jogo no qual eu me sentia a vontade, criei relacoes interessantes, reativei esse meu lado como performer que estava há muito tempo adormecido. Mas... Como seria voltar? A estar sozinho? A nao ter regras nem comando?
Nos dois dias a sensacao foi muito parecida. Um comeco dificil (na terca mais forte, na sexta já um pouco atenuado), em que eu prolongava indefinidamente o alongamento e parecia que nada de útil ia surgir. De repente, eu entrava no trabalho criativo e meu corpo explodia. Rapidamente, sem necessidade de muito aquecimento ou pensamento, simplesmente porque as coisas já estao lá, claro que elas precisam ser provocadas, claro que há muito material bruto ou inadequado, mas foi muito bom perceber a facilidade com que me envolvo e mesmo com que consigo encontrar as energias e deixar que elas se transformem, jogar com elas.
Na terca trabalhei mais com momentos isolados, tentei um pouco retomar as sensacoes da improvisacao com o tecido, experimentei a cena do Garbage, retomei as imagens do Klimt. Na sexta, tentei trabalhar com sequencias mais longas que incluíssem esses momentos. O Garbage me parece funcionar de forma simples. Encontrei uma energia intensa, ainda estou escorregando um pouco em como transmití-la em movimento sem tornar ela igual a uma das outras. Com o tecido se definem dois momentos bem fortes. Um de brincadeira com a leveza e com a ideia de voar, que ao meu entender pode ser combinado com a energia da donzela (hoje eu experimentei e funcionou bem, inclusive ajudando essa passagem delicada da libertina para a donzela). O segundo momento, no chao e a imagem da freira, ainda sao um pouco mais complicados pra mim. Eles poderiam existir de forma independente, mas nao sei se sao interessantes o suficiente, por isso ontem resolvi experimentar a freira combinada com a viuva, e cheguei à conclusao de que poderia funcionar, devo provavelmente trabalhar mais profundamente sobre essa ideia na semana que vem.
Fica ainda a grande dúvida, quanto mais eu avanco no processo de formatacao: como eu devo proceder? Devo aceitar minha tendencia a criar encenacoes mirabolantes ou aceitar os problemas que eu tenho e tentar incorporá-los em uma encenacao simplificada?

Nenhum comentário: