quarta-feira, 6 de agosto de 2008

novas observacoes de ensaio

Nao tenho tido tempo ou paciencia pra escrever, mas nao tenho estado parado, de forma alguma...
Primeiro, continuo na busca de um paralelo brasileiro pra Else, cheguei a conclusao de que fortalece o projeto como estrtura conceitual, e me tira do risco de estar preso demais a um universo. Além disso, confirmei minha apresentacao (ensaio aberto) no Theaterhaus Mitte em 01 de setembro, e com isso defini essa data como a conclusao do que estou chamando agora de segunda etapa da trabalho: a aproximacao das energias femininas com o texto de Schnitzller. Depois de muito tempo entendi que, mais do que codificar energias totalmente novas, o que fiz foi moldar coisas que já tinha ou conhecia dentro dos parametros do texto, procurando dar um formato a coisas que já tinha experimentado mas estavam perdidas em mim...

Com isso, surge a necessidade mais urgente de encontrar uma forma. Defini um novo roteiro, mais sintético e conciso, eliminei algumas arestas que me pareciam excessivas, me concentrei nas energias mais intensas/significativas:

Donzela/eva, desilusao, garbage, lua/toureiro, libertina, desespero, viuva

tenho também experimentado codificar algumas sequencias, especialmente com a libertina, retomando coisas marcadas com a viúva, enfim, comecando a deixar uma forma mais definitiva. Gostaria dessa vez, se possível, de improvisar menos e ter um produto mais definido com o que quero apresentar, nao me perder na necessidade de ser criativo. Tenho tentado ainda encontrar textos que dialoguem com essa estrutura, dentro da Else, e por enquanto acrescentei também um texto da Clarice Lispector, que pretendo usar depois, mas tenho dúvida se isso nao tira o foco dessa segunda apresentacao...

Tem sido dificil codificar, mas nao pouco interessante. Preciso sempre me manter calmo e saber que tudo, quando definido, perde um pouco da forca e da fluencia, e que só a clareza da forma e sua repeticao e que pode trazer essa inteireza de volta, e de uma forma mais precisa.

Nenhum comentário: