sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Ensaio 25 de janeiro - a volta ao principio

Recomecar...
A dificuldade de ter um corpo vazio e nao ter certeza sobre o rumo a seguir... A vontade de experimentar novos caminhos, perdida na dificuldade de encontrá-los... Hoje foi um dia estranho. O redirecionamento do projeto me tirou o chao, me senti sem direcao, sem rumo, sem saber de que modo comecar, aonde queria chegar, etc. Acho que por tanto tempo trabalhei com clareza do meu caminho que foi difícil buscar alguma coisa nova e ainda incerta...
O exercício pra fortalecer a base (respondendo a algumas coisas levantadas durante as "apresentacoes" no Brasil) foi bem interessante e acho que trouxe alguns resultados. Ao menos sinto que consegui compreender melhor a que as pessoas se referem, nao tanto ao tônus, mas a uma dificuldade de simplesmente se manter em equilibrio, em se manter instavel. Talvez o problema do equilibrio precário seja exatamente sua característica principal, ele está em equilibrio, ainda que instável, ele nao podem cair para o desequilibrio, ele tem que se manter dentro das possibilidades do corpo de se estabilizar. Claro que a estrutura muscular ajuda e, quanto mais bem treinada ela estiver, mais amplas se tornam essas possibilidades... É isso que tenho que buscar. Foi muito bom também refazer a sequencia utilizando somente as pernas, foi possivel focar, entender melhor seu funcionamento, ou os momentos (em grande numero) em que seu uso se restringe a uma resposta ao movimento constante, sem significado ou energia própria...
O trabalho criativo em si foi mais dificil... Improvisar foi muito complicado, eu nao conseguia me manter no foco, nao conseguia manter a energia constante, nao conseguia ver a transformacao natural das coisas, racionalizei demais, enfim... A única coisa realmente interessante que apareceu, como potencial, foi um jogo entre aparência e caos interno que parece ser o fio condutor de Else por uma boa parte do texto (e sua ruptura seja talvez o grande motivo pras decisoes que ela acaba tomando). Será?

Nenhum comentário: