terça-feira, 27 de novembro de 2007

Ensaio 23 de novembro

Desapego...
Esse talvez seja uma das mais dificeis qualidades que um performer precisa ter.
No caso de um performer solo, além de difícil, ela é absolutamente imprescindível... Ninguém vai me dizer o que eu tenho que fazer... Ninguem vai determinar os rumos do trabalho e, se eu nao for capaz de determinar com clareza quais as coisas que sao realmente cenicamente interessantes, e quais sao apenas o reflexo de sensacoes às quais me apego, corro o risco de deixar o trabalho se encaminhar na direcao de uma auto-complacencia tao comum a esse tipo de trabalho...
Na sexta eu acordei mal-humorado... Dormi mal, e depois de ter passado a semana tentando definir um rumo para o trabalho da donzela, fui obrigado a concluir o inevitavel: o trabalho, da maneira como eu o estou buscando, nao tem funcionado. Preciso definir novos rumos, novas prioridades, uma nova estética. Decidi concentrar essa energia no trabalho com o texto, pensar uma cena a partir da combinacao dos dois, que nao seja fruto de uma improvisacao de movimentos pura, mas de uma idéia (como tantas vezes pedi aos meus atores)... Tomei a decisao, mas nao posso dizer que foi fácil... Uma pequena sensacao de derrota, de incapacidade me cercou durante todo o ensaio... Como uma duvida, se eu realmente sou capaz de bancar as coisas às quais estou me propondo...
Curiosamente, a improvisacao que fiz na sexta (como preparacao para o trabalho com o texto) foi uma das melhores que eu já fiz... Talvez por ser uma despedida, talvez simplesmente por ter perdido a carga de um problema, algo que tem que ser solucionado, que tem que FUNCIONAR... Pela primeira vez consegui encontrar uma imagem concreta à qual poderia me apegar, isso me ajudou terrivelmente...
De resto, ainda tenho dificuldade nas acoes sem o bastao. Passei muito tempo trabalhando-as mas, na hora da improvisacao, me perdi e nao consegui executá-las da maneira como gostaria. Isso me deixa bravo... Quanto tempo ainda preciso?
Em resumo: Ter calma, estar disponivel, estar atento
Nao querer resolver, deixar que cada coisa aconteca e encontre o seu momento

Nenhum comentário: