quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ensaio 24 de outubro

Deixar-se surpreender pelo proprio corpo...

Mais de uma vez nesse diario escrevi que o mais dificil de um projeto solo é perder a consciencia, deixar-se levar pelo fluxo, descobrir coisas novas e, especialmente, inesperadas...

Hoje, enquanto eu executava um caminho em alta resistencia, o meu corpo tomou vida própria... Repentina e intensa surgiu uma energia forte, vibrante, totalmente nova e fora de controle... Longe do que eu buscava e do que eu esperava. E de repente a viuva se transformou, nao pude me segurar as pequenas coisas que tinha, deixei-la fluir a partir dessa energia, e o resultado foi emocionalmente muito forte. Se eu consigo voltar a ele? Se nao vou bater na necessidade da forma? Questoes pros proximos ensaios. O que sei é que hoje redescobri um prazer de impürovisar sem objetivo, ou melhor, de descobrir os objetivos durante a improvisacao. De ser conduzido pelo corpo, de ser tomado por uma outra lógica, de se perder, de se esquecer... Vazio e tensao, dor, muita dor, nennhum tipo de sublimacao. Mesmo o carinho, mesmo a lembranca, é tensa, retorcida, agoniada...

O workshop do final de semana me fez bem. Muitas vezes digo que descobrimos uma energia atraves de seu oposto, e talvez isso tenha acontecido. A decepcao, a sensacao de nao me encontrar naquele trabalho talvez tenha me tornado mais claros os meus valores. A minha busca. Nao acredito em coincidencias, e nao acho que foi por acaso que exatamente hoje meu trabalho deu esse salto... A decepcao do final de semana, a crise de ontem, tudo virou energia de trabalho, tudo virou energia criativa... É bom quando isso acontece, quando parece que mesmo as frustracoes nao sao em vao...

Outras notas, pra nao esquecer apenas: retomada da donzela, finalmente comeca a se configurar uma energia clara. A nova música, mais lenta, ajudou na improvisacao, mas o mais importante foi a calma e a insistencia em reduzir o movimento e reencontrar a essencia. Sinto que preciso fazer isso agora com a lua. Primeiro reencontrar a densidade do tempo lento, pra que as explosoes se configurem. A logica da dramaturgia pode funcionar, mas nao fluiu como na semana passada. Uma idéia: codificar as acoes de bastao (mesmo que seja para retira-lo depois disso)

Nenhum comentário: